sexta-feira, dezembro 14, 2012

NTEs em formação - Seminário dos NTEs e CREs

     Dias 12, 13 e 14 o NTE- Canoas , representado pela formadora Eliane Soares participou do Seminário dos assessores de NTEs e CREs, promovido pela SEDUC. Dia 12 exploramos o e-proinfo e aprendemos suas funcionalidades como tutor neste ambiente.  Dia 13, tivemos a oportunidade de ouvir a palestra do Secretário de Educação Senhor José Clóvis de Azevedo que nos possibilitou reflexão sobre os seguintes temas: Conhecimento, informação, dados e saberes. Segundo José Clovis "O conhecimento tem que passar por dentro do sujeito. Significa ruptura, superação. O conhecimento é algo novo, nunca é repetição. Precisamos repensar a escola como um espaço de desafio da capacidade humana de criar, de realização do ser humano".  
     Além disso, nos foi apresentado o Referencial Metodológico do Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, na fala da assessora Vera Ferreira da SEDUC. Segundo ela, o Seminário Integrado representa: Eixo articulador e problematizador do currículo como forma de apropriação da realidade; Espaço de articulação entre conhecimentos e realidade social com conhecimentos formais, constituindo-se por essência e exercício da insterdisciplinaridade; Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa.
     Maria Lúcia nos apresentou as diretrizes do Projeto Província de São Pedro. A diretora do departamento de Logística, Ana Cláudia e professora Vera, Diretora Adjunta do departamento Pedagógico da SEDUC,   elencaram a importância do trabalho em conjunto dos NTEs,CREs e SEDUC para a superação da fragmentação na escola e CREs.
    Como sempre nos encontros dos NTEs, a professora Léa Fagundes LEC/UFRGS se fez presente para prestigiar este evento e nos proporcionar momentos de reflexão com sua fala sobre a cultura digital na escola.
    Também tivemos a oportunidade de participar de oficinas de Tablet, onde aprendemos a utilizar o aplicativo Diário de Classe e Portal digital.
    Neste Seminário, ainda discutimos junto com representantes do pedagógico das CREs as demandas existentes e prospectamos ações para 2013.

Nenhum comentário: