Chromebook - FAQ

 FAQ CHROMEBOOK - PERGUNTAS E RESPOSTAS


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1) Quem vai receber o Chromebook e como é a vinculação?

Todos os professores regentes de classe e todos os profissionais que atuam na supervisão escolar e coordenação pedagógica receberão um Chromebook.

A vinculação é pela escola de recebimento/regência.

A lista foi organizada pela PROCERGS, com dados retirados do ISE, por critérios definidos pelo Secretário de Educação:

Para compor a lista foram utilizados critérios:

Fase 1 - Todos os professores regentes que atuam no Ensino Médio e Técnico.


Fase II - Todos os professores regentes que atuam somente no Ensino Fundamental;


Fase III - Todos os profissionais que atuam na supervisão escolar, coordenação pedagógica e não receberam na fase I e II.


2) Existe um termo de recebimento e devolução que deve ser usado pela direção da escola?

Existe um formulário on-line que deve ser preenchido e enviado pelo professor antes do recebimento do Chromebook: Acesse o termo aqui.

O professor deve anotar e guardar o número de série do equipamento que está recebendo (sugerimos tirar uma foto).

O professor deve ter ciência de que o Chromebook não é propriedade sua, pois ele é patrimônio da escola.

Se o professor se desligar do Estado por razão definitiva (aposentadoria, exoneração, dispensa, etc) ou mesmo licenças longas, com LSG, LS por tempo indeterminado, cedência etc), deverá devolver o Chromebook na mesma escola onde recebeu.

O chromebook devolvido deverá ser disponibilizado ao seu substituto caso não tenha recebido em outra escola.

3) O professor que está aguardando aposentadoria e consta na lista deve receber o chromebook?

Se consta na lista, recebe e quando sair a aposentadoria devolve para a direção da escola que deverá repassar ao professor que ficou em seu lugar, caso este ainda não tenha recebido o Chrome.

4) O chromebook é patrimônio da escola. Professor recebe na escola X em 2020, mas em 2021 estará na escola Y? Como fica? Quem faz o controle?

O Chrome está no patrimônio da escola em que o professor recebeu o equipamento, caso ele troque de escola:
Deverá limpar seus dados do aparelho (reset) e entregá-lo para a direção da escola em que recebeu-o;
A direção deve receber o Chrome, verificar se os dados do professor foram excluídos e se o aparelho está em perfeitas condições;
Entregar o aparelho para o professor que substituiu, caso não tenha recebido, garantindo que ele preencha o formulário e faça o primeiro login;
Não é necessário desprovisionar para trocar de usuário;
Se o professor continuar sendo regente de classe, deve solicitar e receber o Chrome na nova escola de regência/lotação.
Lembrando que o login no Chrome deve ser sempre por e-mail @educar.

5) Nas férias os Chromebooks permanecem com os professores?

Sim, ficam com o Chromebook em seu poder.

6) O diretor está indicado na lista, ele recebe chromebook? Como remaneja?

Se o diretor estava registrado no ISE como professor regente supervisor escolar ou coordenador pedagógico, ele recebe o Chromebook e ele mesmo deverá destinar ao professor regente/coordenador/supervisor quando este o substituir, verificando se este não recebeu o Chrome por outra escola.

Ainda não temos chromebooks para diretores de escolas, isso dependerá da decisão da mantenedora e de orçamento.
A nossa prioridade são os professores regentes e coordenadores pedagógicos.

7) Muitos professores estão recebendo o Chromebook através de outra escola, não a de lotação, se ele sair daquela escola, embora permaneça em sua escola de lotação, ele deve devolver ou permanecer com o Chromebook?

A escola de lotação não foi utilizada como critério para estas 3 fases de entregas. Se o Chromebook foi recebido em uma escola X, ao sair dessa escola o professor deve devolver o Chromebook à direção dessa escola e solicitar um Chromebook na outra escola de regência/ lotação, caso exerça regência de classe, supervisão escolar ou coordenação pedagógica.

Lembrando que o Chromebook está patrimoniado para a escola que recebeu-o.

8) Professor de EJA Ensino Médio não recebe chromebook neste momento?

Todos os professores regentes de classe devem receber o Chromebook até 28/02/2021, iniciando pelo Ensino Médio/Técnico.

9) Os professores regentes novos ou que saíram de setores, fora dos critérios e assumiram regência em 2021, podem obter um chromebook?

Sim, após a primeira distribuição, envolvendo as 3 fases, se não sobrar chromebook reserva na escola, a direção deverá informar a necessidade à CRE e esta solicitará reserva técnica à seduc para envio à escola. (Somente teremos reserva técnica ao final da 3ª fase).


10) Se o professor ainda não tem Id funcional, pode receber chromebook?

Não, para receber o Chromebook precisa constar no ISE com as atividades dos critérios já estabelecidos, precisa ter sua conta @educar, que é criada automaticamente também usando o ISE.

11) O Chromebook enviado da reserva técnica para novos professores será patrimoniado para a escola?

Sim. Quando uma escola recebe um Chromebook para novo professor, a CRE deve transferir este patrimônio para a escola.

12) Quando um professor se recusa a receber o Chromebook por n motivos:


Existe um termo onde se deve registrar esta recusa?

Sim. Acesse o termo aqui.

Ele fica arquivado na escola?

Sim. A direção deve arquivar os termos para apresentar para a CRE, quando for solicitado.
Como e para quem o diretor deve informar a recusa?

Para a sua CRE.


O Chromebook recusado fica na escola?

Sim, pois está no patrimônio da escola, a direção deve informar à CRE e aguardar instruções.

13) O Chromebook só pode ser acessado pelo Google Classroom, com a internet patrocinada?

Não, pelo contrário, o Chromebook não conecta com a internet patrocinada. O professor deve usar a sua internet, a da escola ou qualquer internet.

14) Como proceder se o professor for dispensado, exonerado ou aposentado, recebeu o Chromebook e se nega a entregá-lo na escola?

O equipamento é patrimônio do Estado e possui sistema de segurança. Se o professor se recusar a entregar a escola deverá informar ao NTE, os administradores do software deverão bloquear o aparelho remotamente, impossibilitando qualquer uso.

A direção da escola deverá fazer um BO da recusa do professor desligado do Estado que se apropriou de equipamento patrimoniado da escola.

15) No caso de roubo ou furto do Chrome em posse do professor? Como ele deve proceder?

Os passos são semelhantes à questão 16: O equipamento é patrimônio do Estado e possui sistema de segurança. No caso de roubo, o professor deverá comunicar à escola e fazer um BO.

A escola deverá informar o setor do NTE/CRE, enviando a cópia do BO, para, no caso da não recuperação do equipamento, abre o processo de baixa para o setor de patrimônio (mesmas regras de qualquer equipamento).

16) Como os Chromebooks devem ser incluídos no patrimônio de cada escola?

Os Chromebooks serão incluídos no patrimônio da escola, mas quem faz todo o processo é o DAD/ SEDUC, que enviará as plaquetas numéricas para a escola fixar no Chromebook.

No recebimento o diretor assina a nota de remessa, devolvendo ao entregador, esta via da nota de remessa vai ser agregada, pela empresa, à nota fiscal de cada coordenadoria e após será entregue à SEDUC, que fará a liquidação do patrimônio para a escola, enviando as plaquetas com o número de patrimônio às respectivas escolas.

Não é necessário esperar as plaquetas numéricas de patrimônio para entregar os Chromebooks aos professores, pois esse processo pode demorar, após receber as plaquetas, a direção da escola deve providenciar para que sejam afixadas aos Chromebooks.

17) O que é Aprovisionamento? Quem deve fazê-lo?

Aprovisionar significa conectar o Chromebook a uma licença, chamada de Chrome Education Upgrade específica/única para cada equipamento. Com isso, os administradores de TI da SEDUC poderão tomar decisões, adotar políticas específicas para estudantes e professores, atualizar remotamente os dispositivos, definir o que os usuários podem acessar no dispositivo, monitorar se o Chrome está sendo utilizado, com que usuário está, dentre outras funcionalidades.

Cada Chromebook registrado passa a ser identificado, em conformidade com as políticas definidas entre a SEDUC e a Multilaser, até ser excluído permanentemente ou desaprovisionado.

No aprovisionamento o professor informa o seu e-mail @educar e sua senha e o sistema associa o número de série do Chrome com o e-mail informado, reconhecendo este e efetuando a inscrição da licença no CNPJ da SEDUC.

É necessário efetuar o aprovisionamento dos dispositivos antes do primeiro login.

Antes de aprovisionar o professor deve preencher o Termo de Responsabilidade Chromebook via formulário.

gg.gg/provisiona-rs

Instruções: 

Assista o vídeo:

                                            

Leia o texto: Clique aqui

Se o aprovisionamento for feito de modo incorreto, as interações com o aparelho serão prejudicadas, neste caso deve-se fazer um power wash.

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mRXLUATuCxE

Excluindo o fato acima, o aprovisionamento deve ser feito uma única vez.

E o desaprovisionamento deve ser feito apenas, pelo técnico do NTE (que receberá instruções), em caso de devolução do aparelho à empresa Multilaser por motivo de defeito.

Quando um usuário for devolver o aparelho, antes de devolver o Chrome à direção, ele deverá limpar seus dados, removendo sua conta, conforme instruções:

1) Ligar o Chromebook;

2) Clicar na seta ao lado do seu nome de usuário;

3) Clicar em Remover conta;

4) Clicar na caixa em vermelho, em remover conta;

Assim todos os arquivos e dados locais associados a esse usuário serão excluídos permanentemente e o sistema vai indicar que ele não é mais o usuário deste Chrome.

Neste caso não se deve fazer o desaprovisionamento e novo aprovisionamento.

Quando a direção entregar o Chromebook ao novo usuário, e este fizer seu primeiro login com sua conta @educar, o equipamento automaticamente integrará a licença do Chromebook a esta conta @educar.rs.gov.br.



18) O Chromebook permite acessar recursos de acessibilidade?

É possível facilitar o uso do Chromebook, ativando os recursos de acessibilidade.

Etapa 1: localizar os recursos de acessibilidade

No canto inferior direito, selecione o horário ou pressione Alt + Shift + s;

Selecione Configurações;

Na parte inferior, selecione Avançado;

Na seção "Acessibilidade", selecione Gerenciar recursos de acessibilidade;

Para ter acesso mais rápido aos recursos de acessibilidade, ative Sempre mostrar as opções de acessibilidade no menu do sistema.
Etapa 2: ativar um recurso

Escolha os recursos de acessibilidade que você quer usar:

Conversão de texto em voz: ative o leitor de tela ou Selecionar para ouvir.

Exibição: ative o modo de alto contraste ou a lupa, ou mude a resolução da tela ou o tamanho do texto.

Teclado: ative as teclas de aderência, o teclado na tela, o destaque do foco do teclado, a taxa de repetição do teclado ou a previsão de palavras. Aprenda a digitar texto usando sua voz.

Mouse e touchpad: ative os botões de navegação no modo tablet, o clique automático, o gesto de tocar e arrastar e o destaque do cursor ou mude o tamanho ou a cor do cursor.


Áudio: toque todos os sons juntos em todos os alto-falantes ou toque o som na inicialização.

19) Quais os recursos extras do Chromebook?

Extensão Share to Classroom.

https://docs.google.com/document/d/1yo3b4mGtotKs-rA1mMXvERJ316nhjZ4QpCDKSMVaLvc/edit?usp=sharing

Particularidades do Chromebook:

https://tecnoblog.net/300412/como-tirar-print-no-chromebook/


4 comentários:

Unknown disse...

Meu Chromebook não carrega e nem liga mais. Como devo proceder para o conserto ou troca?

Anônimo disse...

Não devolvam seus chromebooks quando trocarem de escola. Estou desde fev 2022 sem chromebook para trabalhar. Já reclamei para todo mundo mas só enrolam e repassam a culpa para vários setores da educação.

Anônimo disse...

Se numa escola não tiver chromebook o pra todo mundo o Goiás entrega mas pra escola?

Shakira disse...

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