sábado, dezembro 01, 2012

III Workshop Cultura Digital e Práticas Pedagógicas


Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro aconteceu o III Workshop Cultura Digital e Práticas Pedagógicas, conforme calendário de ações voltadas para formação continuada de professores da Secretaria Estadual de Educação. O III Workshop teve por  objetivo  socializar, explorar e aprender a utilizar os recursos das tecnologias digitais, refletindo sobre suas possibilidades de uso na escola como recurso pedagógico para promoção da aprendizagem.  O mesmo ocorreu na UNISINOS em São Leopoldo e contou com a presença da Coordenadora Regional de Educação da 27ª  CRE, Lúcia Barcelos na cerimônia de abertura do evento. Após  a abertura  professores da rede pública estadual e municipal tiveram a oportunidade de participar das seguintes oficinas de softwares educativos:
* Robótica Lego Educacional, ministrada pelo professor Gilmar Alves da Escola São Lucas de Sapucaia do Sul e Coração de Maria de Esteio e Fernando Freitas, representando a LEGO RS|ZOOM e LEGO Education. Nesta oficina  professores tiveram a oportunidade de conhecer esta ferramenta e refletir sobre suas possibilidades de uso no ambiente escolar, como também, criar pequenos protótipos envolvendo os conteúdos escolares.

 
Escola Aumentada: o QRcode como interface entre o mundo físico e o digital, ministrada pelo Prof Dr. Daniel Lopes GPe-dU/PPGDU/Unisinos. Nesta oficina professores descobriram mais um recurso para uso na educação,  o QRCode (Quick Response Code - Código de Resposta Rápida), tecnologia que permite divulgar meta informações digitais acerca do mundo físico, permitindo o compartilhamento dessas informações de forma ágil e distribuídas pelos espaços públicos. Essa oficina possibilitou  explorar o uso aplicado do QRCode nas escolas para projetos de construção e disseminação do conhecimento.


 
Decifre o código e veja os trabalhos realizados.

 Introdução ao Squeak Etoys: ideias poderosas para aprender, ministrada pelo prof. Bruno Sperb - LEC /UFRGS. O Squeak Etoys é um "sucessor" da linguagem LOGO. Mas é desenvolvido em uma outra linguagem, chamada linguagem orientada a objetos, com novos e inúmeros recursos de diversas mídias. Nesta oficina professores conheceram este recurso e algumas noções básicas do programa, de forma bastante prática, exploraram o Etoys fazendo perguntas sobre a própria atividade de programação.

 
 Tablet - mobilidade e compartilhamento, ministrada pelas professoras Marjorie Nunes e Luciana do MSTECH. Nesta oficina os professores tiveram a oportunidade de conhecer e explorar os recursos do Tablet,  interagindo com o sistema operacional Android, navegador de internet e recursos educacionais.

 
 Cinema na sala de aula, ministrada pelo professor Marlon Fraga Nunes -EEEF. Alvino Henrique Weber/ 2ª CRE. Nesta oficina professores tiveram a oportunidade de explorar e  criar ferramentas para o uso das mídias voltadas ao cinema, através de curtas metragens, com incentivo a valorização das capacidades do educando em trabalhos alternativos.

 
Blog Educativo, ministrada pela profª Gislaine Barreto Glaeser e o prof. Leandro Lemes de Prado - CEPIC - Novo Hamburgo. Nesta oficina professores criaram espaços virtuais de aprendizagem e refletiram sobre o contexto educacional, reconhecendo a ferramenta blog como um espaço virtual e colaborativo de aprendizagem.

*Tecnologias digitais acessíveis, ministrada pela professora Isabela Wagner da Escola Estadual Fátima de Canoas - 27ª CRE. Nesta Oficina professores exploraram recursos tecnológicos digitais para uso com alunos PNEE, refletindo sobre suas possibilidades de uso na escola, pública promovendo a prendizagem e favorecendo a inclusão destes alunos na escola regular.

 
 
*Prezi, ministrada pelas professoras Alexandra Rita Flores e Elisandra Henz- CEPIC - Novo Hamburgo. O Prezi representa ferramenta da web 2.0 para a criação de apresentações não lineares de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom. Nesta oficina professores  exploraram e conheceram os recursos do Prezi, descobrindo suas funcionalidades e organizando apresentações.

2 comentários:

Marlon Nunes disse...

Muito obrigado pela oportunidade de ter participado deste evento.
Prof. Marlon Nunes

Profª Eliane disse...

Nós é que agradecemos sua contribuição tão importante para inclusão das tecnologias digitais na escola pública. Parabéns pelo seu trabalho!