Na semana de 11 a 15 de fevereiro ocorreu o presencial do STEM TechCamp Brasil 2019 na Universidade de São Paulo - USP. O Rio Grande do Sul foi representado por Eliane Soares do NTE-Canoas como gestora e Alberto Graciotto, da Escola Marechal Rondon como professor.
O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.
Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. Como atividades desenvolvidas durante a semana tivemos:
- atividades com a equipe do TechCamp de Washington - EUA,
- palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
- discussões em grupo,
- construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
- elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.
(Fonte: https://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/2019/forms/programacao.html) .
Foram momentos de intensa imersão com objetivo de aperfeiçoamento e condução dos participantes a planejarem ações STEM em seus Estados. Também, gestores dos projetos que se destacaram do ano anterior relataram suas experiências de movimento STEM em seus Estados. Nesta etapa o Rio Grande do Sul foi representado pela professora Suziane Tóffoli da 28º CRE que relatou o Projeto organizado em conjunto com o IFRS Osório, o Tchê Camp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário