quinta-feira, setembro 01, 2016

Encerramento do Curso Gestão Escolar e Tecnologias - 27ª CRE/2016


    Nesta terça-feira, 30 de agosto, ocorreu o encerramento do Curso Gestão Escolar e Tecnologias - 27ª CRE, com entrega de certificados. Foi promovido pelo NTE/ 27ª CRE, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, organizado e ministrado pelas formadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional: Eliane Soares da Silva e Heloisa Helena dos Santos Raupp. A estrutura curricular do curso foi de 100h, com duração de seis meses, sendo 48h presenciais e 52h à distância. O curso foi criado em 2015, com 45 gestores aprovados, distribuídos em quatro turmas. Neste ano se formou uma turma com 14 gestores aprovados.
     O objetivo do Curso Gestão Escolar e Tecnologias foi desenvolver um trabalho de formação de gestores das escolas de abrangência da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, propiciando ao Gestor Escolar e equipe diretiva a aprendizagem de recursos tecnológicos da informação e comunicação aplicáveis às suas atividades. Teve como intuito também facilitar a utilização dos sistemas de informações disponíveis para acompanhar suas ações na escola, agilizar suas decisões, articular atividades tecnológicas, administrativas e pedagógicas e desenvolver processos de gestão compartilhada de acordo com a demanda da mantenedora.
     A estrutura curricular do curso foi distribuída em quatro módulos: 
    O primeiro Módulo - Introdução à Educação Digital, focou sobre o uso dos recursos tecnológicos utilizados na escola, apresentou noções sobre a Navegação na WEB : Site( busca e pesquisa); E-mail; Nuvem (Google drive); Portal da Seduc - Moodle; Segurança na internet; Sistema de Certificação; Redes sociais (facebook, whatsApp); Noções básicas de Word, Excel, Power Point.
    Já o segundo Módulo - Administrativo/Financeiro, ofereceu-se uma noção básica de como gerenciar a correta e plena aplicação de recursos físicos, materiais e financeiros da escola para melhor efetivação dos processos educacionais e a realização dos seus objetivos. Ainda referente a esse setor foi visto como devem ser encaminhados os processos referentes à merenda escolarizada, patrimônio e de como utilizar da melhor forma possível os recursos dos programas do Governo.
    E o terceiro Módulo - Recursos Humanos, apresentaram-se as novas modalidades de gerenciar os recursos humanos através do programa ISE/ RH/ PGRH, os vários tipos de licenças que os funcionários têm direito, bem como a documentação exigida para aposentadoria.
    E no quarto Módulo Pedagógico, com o foco diretamente no ambiente escolar, foram tratados assuntos relacionados à escola, tais como: a importância do preenchimento da FICAI e as implicações do não atendimento ao Ministério Público, do sistema ISE/Secretaria, Censo Escolar, Educação Especial e sua Legislação, o Plano de Estudos e Projeto Político Pedagógico da escola, para que sejam discutidos e reelaborados por todos os membros da comunidade escolar.

Nenhum comentário: