sábado, julho 23, 2016

Oficina de Robótica Educacional Livre no NTE

Dia 21 de julho o Nte Canoas /27ª CRE proporcionou aos professores uma Oficina de Robótica Educacional Livre em parceria com o NTE Gravataí/28ª CRE. A oficina foi ministrada por Suziane Almeida Toffoli e Juliano Bastianello, professores multiplicadores do NTE Gravataí. Momentos de novas descobertas, de compartilhamento e reflexão sobre o uso da robótica na educação, na aula de Física, Matemática, Artes e demais disciplinas. Os Conteúdos apresentados foram: Linha do tempo da Robótica; Raciocínio lógico e algoritmos de programação; Introdução à programação; Softwares e plataformas virtuais para iniciação à programação; e Conceitos de Física na iniciação ao estudo da Robótica foram abordados. Ao final, uma atividade prática foi desenvolvida, inclusive com a construção de um protótipo. Professores aprenderam a criar pequenos protótipos com material de sucata eletrônica. Com o resultado da prática todos saíram satisfeitos, com desejo de querer implantar a Robótica na escola. Agora, a intenção da 27ª CRE é expandir as atividades de robótica para as escolas da região de Canoas.Agradecemos aos colegas do NTE Gravataí pela parceria.

Curso Gestão Escolar e Tecnologias -Módulo IV

Mais um dia de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos no Nte Canoas, em 19 de julho, ocorreu o 5º Encontro presencial do Curso Gestão Escolar e Tecnologias da 27ª CRE, turma 2016/01. Início do Módulo IV - Pedagógico, envolvendo os seguintes temas: PPP - Projeto Político Pedagógico da Escola com as assessoras do Pedagógico Maria Regina Bregalda e Pesquisa Antropológica com Marlene Carvalho. Também a assessora Adriane Ferronato fez esclarecimento sobre a Ficai Online, Tatiane Silveira e Joana Andrea Cavalheiro apresentaram sobre Educação Especial, Sérgio Carvalho sobre ISE, Censo Escolar com Enaide Pereira Dessbesell e Conselho Escolar com Mara Oliveira.

NTE promove Oficina de Tecnologias Educacionais na Escola Affonso Charlier

Dia 18 de julho o NTE-Canoas representado pelas professoras Eliane Soares e Heloisa Helena Raupp estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Charlier em Canoas para ministrar a Oficina de Tecnologias Educacionais aos professores da EJA. Momento de exploração dos softwares do netbook e lousa digital refletindo sobre suas possibilidades de uso para a promoção da aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Professores criaram programa de rádio no audacity, vídeo no openshot e história em quadrinhos no HagáQuê.

NTE-Canoas participa do XII Seminário em Tecnologias Educacionais

Dia 28 e 29 de junho o Nte Canoas, representado pelas formadoras Eliane Soares e Heloisa Helena Raupp, participou do XII Seminário em Tecnologias Educacionais promovido pelo NTE- Ijuí e 36ª Coordenadoria Regional de Educação/SEDUC em Ijuí. O Evento teve como tema a Ação Pedagógica na Sociedade Digital: Ressignificando a Prática através da Educomunicação. Dia 29 as formadoras do Nte Canoas ministraram a Oficina Educomunicação: Uso da Lousa digital com Linux e Windows para professores e gestores das escolas estaduais da 36ª CRE. A Oficina envolveu exploração dos recursos pedagógicos da lousa digital e reflexão sobre suas possibilidades de uso na escola para promoção da aprendizagem dos alunos. O Evento contou com a participação dos 30 NTEs do RS e Escolas de abrangência da 36ª CRE.

sexta-feira, julho 22, 2016

Curso Google na Sala de Aula

No mês de Junho o NTE iniciou o Curso Google na Sala de Aula. Participam deste projeto as Escolas Carlos Chagas, Marechal Rondon, Álvaro Moreira, Cônego José Leão Hartmann de Canoas, Maria Sirley Vargas de Ferraz de Esteio, Cecilia Meireles e Miguel Gustavo de Sapucaia do Sul. O Curso surgiu da parceria entre SEDUC e Google. O Projeto envolve os aplicativos do Google For Educacion, e-mail institucional com domínio @educar.rs.gov.br  e o Classroom, sala de aula virtual do Google, Drive, Mapas e outros. O Curso foi planejado pelas formadoras do NTE e possui carga horária de 60 horas, sendo 24h presenciais e 36h distância onde o professor coloca em prática com os alunos os  aplicativos explorados no presencial.

Formação continuada de professores

O NTE vem promovendo formação continuada de professores nas escolas de abrangência 27ª CRE. No mêses de maio e junho proporcionou Sensibilização uso do laboratório de informática e lousa digital na Escola Olaria Daudt e Antonina Ramires em Sapucaia do Sul e Curso Formação Um Computador por Aluno e Professor nas Escolas Tomé de Souza em Esteio e Escola Miguel Gustavo em Sapucaia do Sul.